Açúcar: consumir ou não consumir

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Quando se pensa em consumir açúcar, lá vem uma interrogação. Saio da dieta? faz mal para saúde?


De fato como qualquer outro alimento, não dá para exagerar mas estudos apontam que o açúcar não é o vilão das dietas como muita gente pensa. O problema está no tipo que é consumido.


 


REFINADO – o mais utilizado pelos brasileiros, só fornece calorias, portanto se você que emagrecer e manter a qualidade de vida deve fugir desse tipo.


 


MASCAVO – É o queridinho das dietas, pois é a forma mais bruta do açúcar, feito a partir do caldo de cana recém extraído. Não passa por refinamento, nem recebe aditivos químicos.


 


DEMERARA – Outro muito consumido por quem buscar controlar a ingestão de açúcar, é um subproduto do mascavo.


 


CRISTAL – passa por alguns processos, inclusiva para ficar na cor branca, e perde 90% das vitaminas e minerais presentes no Mascavo.


 


AÇÚCAR DE CONFEITEIRO – Passa por refinamento sofisticado e recebe a adição de 3% de amido de milho ou de arroz. Também não preserva as vitaminas minerais.


 


O ideal, orientam os especialistas,  é consumir um açúcar com o mínimo de processamento e aliar a prática esportiva.


Uma dica é aproveitar os açúcares naturais presentes nos alimentos. Suco, por exemplo, vale fazer puro.