Confira algumas dicas para combater a procrastinação

41


A procrastinação é algo natural do ser humano. A nossa saída é procurar maneiras de combater e reduzir essa atitude no dia a dia, de uma forma que ela não atrapalhe nossa vida pessoal e profissional. Com o grande volume de atividades durante o dia, é comum as pessoas deixarem tudo para o último minuto. O problema é quando isso vira rotina. Segundo o especialista em administração de tempo e produtividade, Christian Barbosa, isso acontece porque as pessoas, ao terem acesso a diferentes coisas ao mesmo tempo, optam por realizar aquilo que dá um prazer imediato em vez de fazer algo que ofereça um retorno a longo prazo. Barbosa aponta duas técnicas simples que ajudam a romper esse padrão: técnica da formiga e técnica dos cinco. Leia mais sobre essa estratégia neste artigo: http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/procrastinacao-como-sair-disso/110273/.


 


Em um mercado cada vez mais competitivo, um profissional produtivo é um grande diferencial. Mas manter um bom rendimento não é tarefa fácil diante de tantas distrações muito mais atrativas do que as obrigações. Separamos algumas dicas para serem incorporadas no cotidiano e que podem combater a procrastinação no trabalho:


 


– Estabeleça e siga uma rotina que organize suas tarefas no dia a dia, planejando o tempo necessário e determinando prazo de finalização. Use uma lista, agenda ou aplicativo para anotar, pois isso ajuda na visualização e organização; 


 


– Determine metas de curto, médio e longo prazo. E mais importante: seja realista! Não seja nem tranquilo nem exigente demais nos prazos finais. Não adianta estabelecer metas inalcançáveis, pois isso pode causar estresse e frustração, além de comprometer a qualidade do trabalho; 


 


– Pausas são necessárias! Então preveja tempo de descanso para recarregar as baterias, pois isso ajuda a diminuir o estresse e a aumentar a concentração. Mas cuidado com as pausas prolongadas demais. Portanto: equilíbrio!


 


– Controle as distrações (que são muitas!). Se der para se desligar das redes sociais e desativar as notificações do celular, melhor! Deixe isso para os momentos de intervalo e descanso.