A FENAG e a Caixa 100% pública

65


Nos últimos dias tem sido várias as matérias, reportagens e artigos relacionados a abertura de capital da CAIXA e até mesmo fusão com o Banco do Brasil, como processo para, num momento posterior, a sua privatização. Também se registrou, nesse período, a publicação de notícias relacionadas à saúde financeira da CAIXA, nos deixando a impressão de se tratar de um processo de “descontrução” da sua imagem, motivado por interesses alheios ao da sociedade brasileira.


Desde as primeiras notícias, ainda em meados de 2015, que davam conta do interesse do Governo Federal, em realizar a abertura do capital da CAIXA, a FENAG vem se posicionando de forma clara, transparente e objetiva a respeito do tema. No dia 12/01/2015, quando comemorávamos os 154 anos de fundação da CAIXA, a FENAG lançou a Campanha ‘CAIXA 100% PÚBLICA, É MAIS CAIXA, É MAIS BRASIL, por entender que a CAIXA é fundamental para a Sociedade Brasileira,


De lá para cá, a FENAG não tem se furtado de participar de todas as ações em defesa da CAIXA 100% PÚBLICA, participando de Seminários, Fóruns, Congressos e de Campanhas em Defesa da CAIXA e demais empresas públicas.


A FENAG tem estado presente em todos os eventos promovidos pelo Comitê Nacional de Defesa das Empresas Públicas, marcando o seu posicionamento acerca do tema. Também esteve presente, por várias vezes, no Congresso Nacional, participando da discussão de projetos que colocam em risco a condição da CAIXA enquanto Empresa 100% Pública, mantendo contato com Parlamentares, em busca de apoio.


A CAIXA vem demonstrando, ao longo das últimas décadas, o quanto ela é importante, na política de inclusão social e para o desenvolvimento econômico do País, sendo o principal agente financeiro do Governo Federal na execução de Políticas Públicas.


Por outro lado, conseguiu, de forma competente, trilhar um caminho de crescimento enquanto banco comercial, chegando a atingir a marca, recentemente, de 2.º maior banco em ativos do nosso País, apesar das diversas fusões e compras de carteiras por parte de bancos do setor privado.


Tudo isso graças à garra, o compromisso e o senso de profissionalismo e cidadania de seus funcionários, que no dia a dia prestam um serviço de qualidade à nossa população, apesar de todas as dificuldades enfrentadas, sejam de ordem estrutural, tecnológica ou legal.


A CAIXA, enquanto empresa pública, integrante do Sistema Financeiro Nacional se submete a diversos mecanismos de fiscalização e governança corporativa, o que garante um nível alto de transparência na sua atuação.


Ao contrário do que buscam mostrar alguns setores da imprensa, os números da CAIXA, nos últimos anos, demonstram o seu fortalecimento e crescimento, que a permitem superar as dificuldades apresentadas nesse momento de crise.


Portanto, a FENAG ratifica o seu posicionamento, de defesa da CAIXA 100% Pública, e contrária a qualquer iniciativa de abertura do seu capital ou de fusão com o Banco do Brasil, como tem sido noticiado recentemente. Abrir o capital social da CAIXA é colocar em risco um dos maiores patrimônios da população brasileira, um banco público que está ao lado dela, vinte e quatro horas por dia, os sete dias da semana, a vida inteira, pois a CAIXA 100% Pública, é mais CAIXA, é mais BRASIL.