O 66º ENAGECEF – Encontro Nacional das AGECEFs, que aconteceu nos dias 27 e 28 de maio em Guarulhos (SP), teve como tema central o adoecimento dos empregados e foi encerrado com a construção coletiva de um documento que representa os anseios dos gestores da Caixa por melhorias em todas as áreas de atuação.
Representando a Agecef Ceará, estiveram presentes: os diretores Cairo Mota, Ronaldo Júnior e Ialisson Farias, o presidente Júnior Mororó, o vice-presidente Valnei Carneiro e os associados Lucas Castro e Fábio Leal. “A delegação do Ceará participou de forma ativa dos debates e no desenvolvimento de ações práticas. Ainda tivemos a oportunidade de palestrar para os colegas sobre as ações do Agecef Pessoas no Ceará”, conta o presidente Mororó.
Nos dois dias de evento, as Agecefs de todo país reuniram-se para debater e qualificar as propostas compiladas nos Encontros Regionais, que foram apresentadas pela base de cada estado.
Para falar sobre adoecimento dos trabalhadores, o evento contou com a participação de duas grandes profissionais da área: a psicóloga, mestra e aposentada da Caixa Elena Bandeira e a neurocientista, Phd e filha de empregado Caixa, Dra. Ana Paula Mendes Silva. Elas trataram de temas relacionados como Síndrome de Burnout e depressão, enfatizando os cuidados e práticas importantes para a manutenção de uma boa saúde mental, reforçando a busca do autoconhecimento como alavanca para superar este momento difícil.
Os casos de sucesso, apresentados por sete Agecefs, trouxeram muitos insights e inspiração aos participantes. A dinâmica sobre as conquistas dos trabalhadores com o tema “Tá na lei ou tá na luta?” elucidou aspectos importantes da luta dos empregados da Caixa. O evento disseminou o planejamento estratégico da Fenag e dialogou com os Conselheiros e Diretor eleitos da Funcef, representantes dos empregados na Fundação.
Muita integração e troca de experiências fizeram do 66º ENAGECEF um momento ímpar de retomada das atividades presenciais e possibilitou a retomada de relacionamentos e diálogos que foram interrompidos por mais de dois anos pela pandemia, fortalecendo o espírito e a energia positiva do verdadeiro movimento associativo. “Tivemos um ENAGECEF energizante, inspirador e focado em soluções, que reuniu mais de 180 empregados e aposentados da Caixa”, diz o Presidente da FENAG, Mairton Neves.
O evento ainda contou com a participação de representantes de diversas entidades: Sérgio Takemoto (Presidente da Fenae), Leonardo Quadros (Presidente da APCEF/SP), Marcelo Silveira (Presidente AudiCaixa), Marcelo Quevedo (Presidente da Advocef), Rita Serrano (Conselheira eleita do CA) e Carlos Alberto de Castro (Diretor da Contec) e Gilson Santana (Presidente da Funcef).
Mairton comparou as propostas recebidas da base a uma consultoria altamente qualificada. “Pudemos dialogar com os empregados da Caixa de todo o Brasil e, no Encontro Nacional, utilizamos a ferramenta estratégica SPIN Selling, que é uma metodologia de venda baseada em quatro tipos de perguntas: Situação, Problema, Implicação e Necessidade, que nos auxiliou na elaboração do documento final”, conta o Presidente da FENAG, ao lembrar que pretendem entregar este documento a cada Vice-Presidente da Caixa, vinculado ao referido processo. “O principal objetivo é que possamos contribuir de forma qualificada para a melhoria contínua da nossa empresa CAIXA”, finaliza Mairton Neves.