Fonte: Fenag
Presidente da Associação, superintendente e gestores da Superintendência Executiva de Varejo desenvolveram o novo programa #SOMOSCAIXA
A AGECEF/CE – Associação dos Gestores da Caixa Econômica Federal do Ceará – participou de mais um grande projeto de sucesso nas últimas semanas (27/2). O presidente da Associação, Junior Mororó, foi um dos desenvolvedores e apoiadores do novo programa #SOMOSCAIXA, idealizado pelo superintendente executivo de Varejo de Aldeota, em Fortaleza, Felipe Figueredo, com parceria da superintendente Regional no Ceará, Elaine Carlos.
O programa recém-lançado visa resgatar, nos gestores, o orgulho de ser empregado do maior banco público da América Latina, gerando significados por meio do compartilhamento de reflexões sobre a importância do cuidado pessoal, fortalecendo a ideia de gestão “para” pessoas.
Segundo Mororó, “foi um momento de pausa muita rica de reflexões, inspirações, escuta ativa dos colegas e entendimento de todo o significado da ação, especialmente, ao ouvirmos as mensagens do musicoterapeuta Rogério Jales”, comemorou.
O SEV Figueredo explicou que “a ação surgiu do diagnóstico da necessidade de resgatar o sentimento de orgulho por exercer a função de gestor na Caixa”.
O presidente da AGECEF/CE, Mororó, e o gerente Geral, Mozart Souto, foram os construtores do modelo e facilitadores dos encontros, com apoio da gerente executiva de Varejo da SEV Aldeota, Alice Rodrigues Silva Aguiar, e a secretária, Rebeca Freitas Beserra Silveira.
Para Souto, o “SOMOSCAIXA” vem como um oásis em meio a uma rotina tão causticante e, muitas vezes, exaustiva que o mercado de trabalho os impõe: “fiquei muito honrado com o convite da SEV para poder estar como facilitador desta ação que traz uma proposta de pararmos para conversar com os gerentes, não sobre metas e números, mas sim sobre quem nós somos”. O gerente geral explica que parece algo simples, mas tem sido muito rico, e até muito emocionante, “pois estamos redescobrindo as pessoas por trás das realizações, especialmente, após uma pandemia que nos distanciou tanto. Valorizar as pessoas que fazem os resultados é tudo o que sempre acreditei na gestão, portanto a felicidade é extrema ao ver que nossa empresa tem buscado muito fortemente este caminho. Só assim teremos resultados sustentáveis, pois quem faz continuará podendo fazer mais e melhor”, reflete.
Orgulho de ser Gestor CAIXA
A fase de lançamento reuniu 45 gestores de Carteira e de Varejo da SEV Aldeota, em três encontros, na sede da Superintendência, onde conheceram as equipes, os trabalhos e a estrutura das Superintendências Regionais de Rede, Governo e Habitação, no Ceará, gerando valor às suas atuações nas agências.
Também realizaram, juntos, um tour na sede da Caixa Cultural de Fortaleza, (muitos a visitavam pela primeira vez), apreciando exposições artísticas e conhecendo as iniciativas culturais do banco público na região com a exibição de vídeo institucional no teatro.
Por fim, bateram um papo auto-reflexivo sobre “quem sou eu na Caixa” e vivenciaram uma surpresa emocionante que gerou muito orgulho de ser gestor Caixa.
Com os feedbacks positivos, em breve, realizarão novos encontros. Confira dois:
“Estou extremamente grata pela iniciativa, pelo convite e por ter participado desta ação. Fui levada a enxergar-me por inteiro. É sobre ser humano em ação profissional, um de nossos pilares. Foi muito além: tratou-se de olhar para dentro, o valor de cada trajetória pessoal em conexão com a riqueza de tantas outras. Entregamo-nos à Caixa e a cada participante, como alto grau de vínculo, doação, compromisso e jogamos luz sobre desafios superados, oportunidades de conquistas e realizações vividas por cada um. Experimentamos e visualizamos o fruto da entrega diária, o orgulho despertado em quem nos cerca, os profissionais que somos, absolutamente permeados e sintonizados com os valores pessoais que cultivamos. Abrimos as janelas para sonhos entrarem, inéditos ou habituais, sentindo a força de tantas mãos unidas, para a energia renovada nos fazer chegar bem mais longe ainda, transbordando saúde e entusiasmo”.
Maria Elisa Cintra Matos, gerente de Clientes e Negócios III – PA Singular, Fortaleza/CE.
“A ação permite a exposição de questões sensíveis de modo leve, sem assédio e sem hierarquia. As mensagens e feedbacks são transmitidos a todos e, cada um leva para si, absorve e se manifesta sem pressão. O formato é interessante, pois alcança abertura das pessoas para receberem feedbacks e até mesmo abordar pontos sobre a Caixa nunca antes escutados, como angústias que precisam ser entendidas e compartilhadas. Parabenizo pela ação. Que outras venham neste mesmo formato”.
Marcus Vinicius Cavalcante de Oliveira, gerente de Carteira PJ, agência Aldeota, Fortaleza/CE.